Exercícios musculares que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento, assim dando maior elasticidade aos músculos.
Trata-se de um exercício obrigatório no aquecimento para a prática de qualquer esporte ou com a função de promover uma melhora muscular e articular em alguns indivíduos.
O principal benefício do alongamento é o aumento da flexibilidade. É muito comum que sejam praticados antes de atividades físicas esportivas e de exercícios de reabilitação como a fisioterapia, podendo ser feito por qualquer pessoa.
Costuma-se dividir nos seguintes tipos:
1- Alongamento ativo: no qual o indivíduo trabalha parte ou todo o corpo utilizando a contração dos músculos agonistas do movimento de maneira estática ou dinâmica;
É feito com a ajuda de forças externas, que podem ser uma outra pessoa ou aparelhos (faixas elásticas, bastões, bolas
2- Alongamento passivo: no qual são utilizadas forças externas para alcançar a flexibilidade máxima, podendo ser também estático ou dinâmico;
É feito com a ajuda de forças externas, que podem ser uma outra pessoa ou aparelhos (faixas elásticas, bastões, bolas
3- Alongamento isométrico: é um tipo de alongamento passivo, com o qual combina-se a contração isométrica. O alongamento isométrico consiste em assumir uma posição de alongamento passivo, em seguida contrair o músculo alongado contra algo que não se mova e manter esta contração por alguns segundos.
(http://www.abc.med.br/p/vida-saudavel/749697/beneficios+do+alongamento+para+o+corpo.htm)
(https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/o-que-e-alongamento/60612)
Other terms in this blossary
Creador
- LanaG
- 0% positive feedback
(Brasil, Brazil)