O condicionamento físico é uma capacidade alcançada pelo indivíduo afastado do sedentarismo. Também pode ser entendido como a resistência que o atleta ou o praticante de exercícios possui, como por exemplo o tônus muscular, a capacidade de realizar contrações isométricas e isotônicas sem perda do tônus, sem dores e sem fadigas, como também denota a capacidade de realizar exercícios aeróbicos (corrida, pedalada) e anaeróbicos (levantamento de pesos) alternados.
Qualquer modalidade de exercício para o alcance do condicionamento físico deve ser acompanhado por médicos e personal trainings especializados. Alguns exercícios de resistência devem ser evitados por hipertensos crônicos, como também por crianças e adolescentes em fase de crescimento.
Já a aptidão física é a capacidade que o indivíduo tem de realizar determinados exercícios e não deve ser confundido com condicionamento físico, pois envolve uma série de fatores como postura correta e total amplitude de movimento das articulações.
Programa de condicionamento físico
Para um bom programa de condicionamennto físico recomenda-se exercitar por em torno de 60 minutos diariamente. Pode-se combinar atividades físicas para incluir exercícios moderados como andar de bicicleta e mais intensos como corrida. É bastante provável que os exercícios das aulas de educação física na escola não sejam suficientes para atingir o total necessário para com condicionamento físico. Por isso é muito importante que adolescente pratiquem atividades físicas como parte regular do seu estilo de vida.
Resistência cardiorrespiratória
A resistência cardiorrespiratória é a mesma coisa que resistência aeróbica. Ela é a capacidade de exercitar continuamente o coração e pulmões por certo período de tempo. Quando a pessoa se exercita, seu coração bate mais rápido mandando mais oxigênio para o corpo. Se a pessoa não tiver bom condicionamento o coração e pulmões devem trabalhar mais pesado durante o exercício. Corrida de longa distância e natação são exemplos de atividades físicas que ajudam o coração e pulmões a trabalhar melhor.
Força muscular
A força muscular é a capacidade de mover um músculo contra resistência. Para ficar mais forte é preciso puxar ou empurrar contra resistência, como seu próprio peso, equipamentos de musculação ou pesos livres. Exercício físico regular mantém os músculos fortes e torna mais fácil desempenhar atividades físicas no dia a dia.
Resistência muscular
A resistência muscular é a capacidade de um músculo, ou grupo muscular, manter empurrando contra resistência por longo período de tempo. Exercícios aeróbicos também ajudam a melhorar a resistência muscular. Atividades como corrida melhoram a freqüência cardíaca e tornam o músculo cardíaco mas forte.
Alongamento e flexibilidade
A flexibilidade é a capacidade de mover as articulações e músculos na máxima amplitude que eles podem. Ter boa flexibilidade ajuda a prevenir lesões como estiramentos musculares. Por isso aquecimento e alongamento antes de exercícios físicos são importantes.
(http://dadegremioblogspotcom.blogspot.com.br/2013/02/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_14.html)
- Parte del discurso: noun
- Industria/ámbito: Fitness
- Categoría: Entrenamientos
Other terms in this blossary
Creador
- LanaG
- 0% positive feedback
(Brasil, Brazil)