A terminologia demi sec é utilizada para designar o vinho meio seco. Todo demi sec, seja ele um tinto, branco ou espumante, tem de 5 a 20 gramas de açúcar por litro, o que assegura ao vinho um sabor mais adocicado.
Os vinhos demi sec são fabricados para atender um público que aprecia bebidas mais doces, já que a maioria dos vinhos europeus são secos, ou seja, brut. Acredita-se que o vinho seco é mais estruturado e complexo, proporcionando melhor degustação.
Mesmo assim, os vinhos demi sec costumam fazer sucesso, sobretudo em países do Novo Mundo, como o Brasil, onde o consumo do vinho meio seco é considerável. Alguns vinhos importados, inclusive, chegam em solo brasileiro com rótulos e etiquetas que mencionam a denominação demi sec separadamente, para mostrar ao consumidor que se trata de uma bebida meio seca.
Dentre os vinhos meio secos há opções tintas, brancas e até mesmo espumantes, como o Champagne Veuve Clicquot Ponsardin demi sec, inclusive o Moët & Chandon Nectar Imperial, que também é meio seco.
No Brasil, a Salton produz espumantes demi sec, bem como a Miolo Wine Group, que fabrica tintos e brancos com a mesma nomenclatura. A famosa e premiada Casa Valduga também produz vinhos classificados como demi sec.
Os vinhos demi sec são fáceis de serem harmonizados. Como se trata de uma bebida um pouco mais adocicada, o vinho meio seco combina perfeitamente com sobremesas. Já quando se fala em pratos principais, o demi sec é ótimo para ser harmonizado com carnes brancas.
- Parte del discurso: noun
- Industria/ámbito:
- Categoría: Enología
Creador
- luisvoix
- 0% positive feedback
(10 De Novembro, Brazil)