“A estrofe é, portanto, do ponto de vista da poética contemporânea, cada um dos segmentos que configuram uma poesia. Elas são sempre intercaladas por espaços não preenchidos na página de um livro. Esta estruturação procura reproduzir o intervalo rítmico e racional, melhor captado na estância do que na estrofe. Estas divisões da obra poética são classificadas quanto à quantidade de versos que as integram. Deste ângulo elas podem ser:
Simples: são estrofes configuradas por versos de idêntica dimensão, melhor dizendo, regulares. Exemplo: Quadras e Dístico com versos hexassílabos.
Compostas: são as estrofes estruturadas por versos com proporções dispostas alternativamente. Exemplo: Quadras e Dístico com versos ímpares, heptassílabos e versos pares tetrassílabos.
Livres: são as estrofes formadas por versos de grandezas distintas, ou seja, aquelas que não seguem normas pré-fixadas. Exemplo: Quintilhas e Dístico com versos livres e rimas brancas. Já quanto à soma dos versos que compõem uma estrofe, ela pode ser denominada:
1 verso – Monóstico;
2 versos – Dístico;
3 versos – Terceto;
4 versos - Quarteto ou quadra;
5 versos – Quintilha;
6 versos - Sextilha;
7 versos – Septilha;
8 versos – Oitava;
9 versos – Nona;
10 versos - Décima;
Mais de dez versos: estrofe irregular ou bárbara.”
(http://www.infoescola.com/literatura/estrofe/)
- Parte del discurso: noun
- Industria/ámbito: Literatura
- Categoría: Términos literarios
Other terms in this blossary
Creador
- TaynaSiecola
- 0% positive feedback
(Brazilia, Brazil)